O mercado automotivo como um todo é muito competitivo e para se destacar em meio a forte concorrência, você tem que buscar alguns diferenciais para atrair os clientes e consequentemente aumentar suas vendas.

Além dos serviços prestados a venda de autopeças é uma ótima opção para diversificar as fontes de renda e ter mais lucratividade na oficina. Neste blog post vamos abordar algumas táticas que podem contribuir para impulsionar suas vendas na oficina mecânica. Acompanhe!

Estratégias para aumentar a venda de autopeças na sua oficina

Atualmente a frota no Brasil gira em torno de 43 milhões de veículos, com o país em crise nos últimos anos a renovação da frota está mais lenta, com idade dos automóveis de aproximadamente 9 anos e 7 meses. Automaticamente a demanda para o setor de reparação automotiva aumenta tornando o mercado de venda de autopeças muito promissor.

Por isso, para você atender as necessidades do seu cliente e faturar mais preparamos dicas para aumentar as vendas de serviços e de autopeças na sua oficina mecânica.

#1 – Estoque lucrativo

O que pode dificultar muitas vezes a fidelização do cliente é a falta de peças no estoque, fazendo com que o cliente tenha que aguardar por mais tempo para ter a solução. Portanto tenha em seu estoque peças que utiliza com mais frequência, assim o reparo será mais rápido e com menor custo. Garantir um bom estoque de peças automotivas e ter controle sobre ele vai lhe ajudar a alavancar suas vendas.

Observe a demanda da sua oficina, estude peças de mais e menos giro e avalie a margem que sua oficina precisa. Nesse ponto, comprar bem é essencial. Portanto, fique atento a oportunidade de fornecedores para aproveitar preços especiais e não tenha medo de comprar quantidades de produtos que você tem certeza que sairão.

Por fim, procure ter uma variedade de produtos, itens para atender serviços básicos como troca de bateria, troca de óleo e filtros, troca de lâmpadas, palhetas entre outros. Uma opção é a venda de peças e acessórios que você possa oferecer os serviços de instalação e reparos para elas.

#2 – Divulgação

Você já deve ter ouvido falar, a propaganda é a alma do negócio, e realmente é! Todo cliente busca uma solução, então procure ser lembrado ou apresente sua empresa a quem não á conhece, isso facilita muito para que o consumidor venha até você.

Existem várias maneiras para divulgar sua oficina mecânica de forma orgânica ou paga, nas mídias sociais ou mídia própria, através das embalagens, etiquetas, cartões de visita, enfim são inúmeras as formas. O que importa é se fazer presente.

O objetivo da divulgação é fazer com que sua oficina ganhe notoriedade, conquiste e fidelize o cliente. O primeiro passo para essa estratégia ser bem sucedida é conhecer o público-alvo e suas demandas, para que o serviço e o produto se molde ao consumidor.

#3 – Localização do estabelecimento

A localização pode garantir o sucesso da sua empresa, se você busca conquistar seu espaço no mercado além de divulgar seus serviços e produtos, sua oficina mecânica tem que estar em um local estratégico, de fácil acesso e com um bom fluxo.

Fique atento a questões como números de concorrentes nas proximidades, acessibilidade e estacionamento, procure também estar próximo de seus fornecedores isso irá contribuir para a agilidade no atendimento.

#4 – Melhorar a imagem da oficina mecânica

Torne o espaço atrativo ao cliente, mantenha o local com boa iluminação e organizado, onde ele possa se sentir bem ao procurar seu estabelecimento. Mantenha os produtos organizados e limpos em um local de fácil acesso ou visíveis ao consumidor.

Mecânica organizada

Venda de autopeças: como uma oficina mecânica pode atender melhor e faturar mais

#5 – Realize ações promocionais

Um fator chave para impulsionar suas vendas é fazer ações promocionais para estimular a compra de autopeças. Assim como a divulgação, a promoção é um atrativo a mais ao cliente!

As ofertas aquecem o mercado em qualquer setor e na venda de autopeças dentro da oficina mecânica, se torna um diferencial muito importante. Mas não esqueça de realizar um bom planejamento sobre as margens de lucro para evitar prejuízos.

Facilitar o pagamento oferecendo formas e condições variadas também garante que você irá atrair clientes e que eles fiquem satisfeitos com sua oficina.

#6 – Oferecer bom atendimento e transmitir confiabilidade

Para faturar mais você tem que oferecer ao consumidor serviços e produtos de qualidade para que o mesmo sinta-se seguro nos itens que são comercializados por sua oficina bem como na montagem deles.

A venda de autopeças na oficina mecânica facilita a ação do cliente que ao vir buscar o serviço, já encontra tudo em um só local. Para isso você tem que estar preparado com bom atendimento, com uma equipe qualificada que domina as tecnologias e o mais importante, capacitada com conhecimento técnico na área para entregar o que o consumidor precisa.

Ter conhecimento sobre peças e suas aplicações é a forma mais efetiva de aumentar suas vendas, pois você ganha a confiança ao demonstrar que domina o assunto e que seus produtos e serviços são de qualidade.

Um diferencial a oferecer no atendimento é tirar dúvidas sobre um determinado produto ou até mesmo dar sugestões ao cliente para ele monitorar o funcionamento do próprio veículo.

Mecânico e bom atendimento

Venda de autopeças: como uma oficina mecânica pode atender melhor e faturar mais

#7 – Firmar parcerias

A escolha dos fornecedores de autopeças é fundamental, pois eles vão lhe ajudar a solucionar as objeções do seu cliente e suprir as suas demandas. Por isso procure empresas que garantam uma boa relação para firmar parceria. Esses pontos facilitam na hora de efetuar as compras, onde se consegue uma margem melhor, produtos de qualidade e entrega pontual.

A Autêntica busca sempre o melhor ao seu parceiro oferecendo produtos de qualidade com garantia e procedência. Trabalhando de forma ágil e comprometida proporcionando ao mercado automotivo soluções em autopeças para manter carros rodando como novos.

Ainda mais agora, que você pode contar com toda a experiência da Autêntica e adquirir autopeças com facilidade pela nossa loja on-line.

Vem conhecer! www.autenticaweb.com.br