Recebemos no dia 26 de agosto de 2019 em nossa matriz, situada em Chapecó (SC), a ilustre presença do amigo e parceiro Hilário Moratelli, sócio fundador e proprietário da Mecânica Moratelli Auto 10, cliente Autêntica desde o início de nossas atividades que, em uma roda de Chimarrão compartilhou conosco sua história de empreendedorismo.

Cliente Hilário Moratelli juntamente com equipe Autêntica

Uma trajetória de empreendedorismo: a história da Mecânica Moratelli Auto 10

Desejamos as boas-vindas ao nosso companheiro de caminhada no mercado automotivo Sr. Hilário Moratelli, e com muita honra gostaríamos de conhecer um pouco mais de sua trajetória profissional, em suas palavras ouvimos esta história:

“Me chamo Hilário Moratelli sou natural da cidade de Benedito Novo (SC), venho de família humilde onde cresci auxiliando minha família nos afazeres do dia a dia e na agricultura. Desde cedo já aos 14 anos de idade buscava conhecimento na área da mecânica através de cursos disponibilizados pelo Instituto Nacional Brasileiro. Era nas horas vagas em casa onde estudava as cartilhas que recebia pelo correio e foi assim que fui criando gosto pela mecânica e elétrica.”

Em um relato emocionante Sr. Hilário nos conta com detalhes como iniciou sua carreira profissional, as dificuldades e momentos que passou até chegar a conquistar o que realmente almeja:

“Depois que meu pai veio a falecer tive que sair de casa para trabalhar, consegui uma vaga em uma auto elétrica, bem estruturada com equipamentos modernos e qual me proporcionou uma boa estrutura de conhecimento profissional. Em 1981 surgiu uma nova oportunidade de trabalho onde recebi um convite para vir a Chapecó trabalhar com meu irmão, que já atuava no mercado de reparação automotiva como proprietário da Mecânica Chapecó.

Por 20 anos fui funcionário desta oficina onde pude adquirir mais conhecimento e experiência para minha carreira profissional. Em determinada época recebi uma proposta de meu irmão o qual tinha interesse em vender a parte mecânica da oficina, então juntamente com amigos que também eram meus colegas de trabalho, compramos essa porcentagem da empresa e formamos uma sociedade.

Meus sócios cuidavam da parte mecânica e eu da parte elétrica, havia uma grande demanda de serviço, mas almejava mais. Depois de seis anos e meio tomei uma decisão, por fim a sociedade, dali em diante mal imaginava que rumo minha vida tomaria.

Como forma de solucionar questões após o fim da sociedade, tive que pôr em ordem documentos do veículo que tínhamos em conjunto, uma Brasília amarela que era utilizada para serviços da oficina. Na delegacia encontrei um conhecido na área mecânica, qual estava com seu estabelecimento a venda por ironia do destino, em uma conversa informal acabamos fechando negócio, o pagamento foi combinado na confiança e honra da palavra.

Seria este o empreendimento que iria mudar nossas vidas, a oficina recebeu o nome de Mecânica Moratelli Auto 10, que é a junção dos nomes antigo e novo. Fizemos uma inauguração de arromba com direito a foguetes e churrasco o dia todo, com amigos e familiares para comemorar. A empresa era praticamente familiar, tinha minha própria mão de obra para trabalhar na parte elétrica, minha esposa e filha para cuidar da parte burocrática, e para trabalhar na parte mecânica convidei meu colega de profissão Dione.

Fachada Mecânica Moratelli

Uma trajetória de empreendedorismo: a história da Mecânica Moratelli Auto 10

Estávamos bem estruturados e equipados e como resultado da dedicação, oito meses após a abertura a empresa estava totalmente paga e com muito serviço. Com o forte crescimento tivemos que contratar mais funcionários para atender toda essa demanda e a estrutura acabou ficando pequena, assim investimos na locação de uma estrutura maior, onde até hoje é a sede da nossa empresa.” O empreendimento foi e é um sucesso até hoje.

Fachada da empresa

Uma trajetória de empreendedorismo: a história da Mecânica Moratelli Auto 10

Depois de nos contar toda sua trajetória até os dias atuais, Hilário confessa que seus colaboradores são como sua família e procura manter um ambiente sempre agradável a todos, tanto aos colaboradores quanto aos clientes. Após tantos anos de vivência dentro do mundo automotivo, Hilário compartilha conosco o que preza em sua oficina:

“Sempre com intuito de melhor atender o cliente buscamos parcerias para fortalecer ainda mais a empresa e procuramos em nossos fornecedores uma equipe preparada para nos atender, com prazo de entrega e bom atendimento, que resolva tudo o mais rápido possível e com produtos de qualidade.

Nossa oficina é associada no Núcleo de Automecânicas da ACIC o qual tive a honra de presidir por dois anos. O Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em parceria com o Núcleo Estadual das Automecânicas (NEA) busca na união de mais de 300 oficinas do estado, soluções para deixar clientes mais satisfeitos, novas oportunidades de negócio, capacitação técnica e maior visibilidade e reconhecimento desta profissão que é tão importante.”

Equipe Mecânica MoratelliAuto 10

Uma trajetória de empreendedorismo: a história da Mecânica Moratelli Auto 10

Pessoa cheia de virtudes de uma simplicidade, alegria e paz que contagia qualquer um, Hilário conta orgulhoso tudo o que conquistou através do esforço e dedicação de anos trabalhando no que mais gosta de fazer:

“Hoje sinto orgulho em dizer que tudo que conquistei foi através do meu trabalho, onde pude proporcionar a minha família uma vida melhor e dar estudos aos meus filhos e minha esposa. Com muita luta também estamos prestes a sair do aluguel, a Mecânica Moratelli Auto 10 passará a ter sua própria sede, com uma estrutura bem localizada, que atende todas as necessidades da oficina e o mais importante preparada para satisfazer o cliente.”

Concluímos este encontro com Chimarrão na Autêntica agradecendo a presença de Sr. Hilário que nos proporcionou a oportunidade de conhecer pouco mais sobre a sua história de vida e a carreira profissional, que ao longo dos anos se tornou vasta em experiência e conhecimento, e resultou em um empreendimento de sucesso, que preza pelo melhor aos seus colaboradores e clientes.

Por fim, nosso parceiro nos deixa uma frase para reflexão:

“Não desista nunca, valorize, seja grato, todos têm algo a nos ensinar!”