O que fazer para ter uma oficina mecânica moderna?

Tenha uma presença virtual

A oficina mecânica que não está na Internet perde clientes. Por isso, tenha um site com todas as informações sobre seus serviços e promoções.
Caso você não possa investir neste tipo de canal, crie uma página oficial no Facebook e Instagram. Também vale a pena registrar a sua oficina no Google Meu Negócio. A plataforma é gratuita e você pode incluir o seu endereço no mapa (Google Maps). Assim, ficará mais fácil as pessoas encontrarem a sua empresa.

Invista em equipamentos e ferramentas

O primeiro passo para ter uma oficina mecânica moderna é investir em equipamentos e ferramentas.
Troque-os devagar, modernizando os que precisam de novas versões. No entanto, não se esqueça de se planejar para a troca, assim não irá pesar no seu orçamento.

Utilize canais para agendar os serviços

Você também pode oferecer serviços digitais na sua oficina mecânica moderna. Um exemplo é agendar o serviço por meio de canais como Facebook, WhatsApp e outros aplicativos.
Além disso, tenha um software para gerenciar o seu negócio. Ele possibilita uma gestão automatizada e garante a organização dos trabalhos na oficina mecânica.

Pense nos serviços prestados

Uma oficina mecânica moderna oferece vários tipos de serviços. Portanto, pense nas soluções que você já oferece e melhore a sua assistência técnica.
O consumidor de hoje não quer se sentir em qualquer lugar, e precisa confiar nos profissionais para deixar o automóvel.

Mantenha a limpeza nas instalações

O ambiente é uma das partes mais importantes da oficina mecânica moderna. Por isso, você deve se preocupar em ter boas instalações organizadas.
Demonstre aos clientes a preocupação com o aspecto estético da empresa. Um exemplo é manter o banheiro limpo. Lembre-se que hoje, homens e mulheres procuram por serviços mecânicos e você deve oferecer um ambiente agradável e que atenda bem todos os clientes.

Priorize o bom atendimento

Para ter uma oficina mecânica moderna você deve priorizar o bom atendimento. O cliente percebe quando é bem tratado e passa a ser a sua melhor propaganda.
Afinal, as pessoas gostam de se sentir importantes para qualquer empresa, não é verdade? Portanto, oriente e treine sempre a sua equipe, para que ela tenha cuidado ao atender o cliente. “Bom dia!”, “boa tarde!” ou “Posso te ajudar?” acompanhados com um sorriso no rosto fazem toda a diferença.

Monte uma sala de espera

Uma sala de espera com revistas, jornais e rede wi-fi torna a sua oficina mecânica moderna e pode ajudá-lo a conquistar e a fidelizar clientes.
Enquanto você realiza os serviços no automóvel, o cliente se distrai na Internet, lendo um jornal ou olhando uma revista enquanto espera.
Quais equipamentos são necessários para modernizar a oficina mecânica?

Rampas para alinhamento

As rampas para alinhamento auxiliam no alinhamento das rodas do automóvel. Com o alinhamento eficaz você evita danos na suspensão do veículo e desgaste nos pneus.
O motorista também tem mais conforto para dirigir. Um bom alinhamento também propicia uma rodagem suave e confortável, melhora a estabilidade do automóvel em curvas e oferece mais segurança ao motorista e passageiros.

Elevadores automotivos

Os elevadores automotivos facilitam o trabalho dos mecânicos. Esses equipamentos servem para elevar os automóveis e auxiliar nos reparos realizados em carros rebaixados e veículos longos.
Com o elevador automotivo você tem praticidade para realizar serviços como reparos em freios, nas rodas e na suspensão do automóvel. É o equipamento ideal para quem deseja ter uma oficina mecânica moderna.

Alinhadores de direção

Como o próprio nome diz, os alinhadores servem para alinhar a direção do automóvel e realizar medições de camber, caster, KPI, convergência, centralização de volante e set-back.
Esses equipamentos oferecem uma leitura rápida e precisa, pois utilizam imagens em alta definição. Eles também podem ser usados em rampas ou valas de alinhamento.
Em relação as vantagens, o equipamento executa o serviço com maior rapidez. O aparelho conta, ainda, com um software com dados de veículos nacionais e importados. Ou seja, oferece tudo que você precisa para modernizar a sua oficina mecânica.

Desmontadora de pneus

A desmontadora de pneus permite que o operador desmonte os pneus do automóvel com as mãos livres para rotacioná-lo na máquina.
O trabalho é realizado de acordo com as normas internacionais de segurança. O equipamento possui, ainda, um calibrador que permite calibrar os pneus na própria desmontadora. Ou seja, você executa dois serviços em um só, já que vai desmontar os pneus e depois colocá-los no lugar.

Balanceadoras de rodas

A balanceadora de rodas computadorizada é um equipamento moderno que possui acionamento motorizado automático.
Ela tem circuito eletrônico de frenagem e um programa com 5 posições para aplicação do contrapeso da roda. Ela é ideal para quem deseja oferecer ao cliente um balanceamento rápido e de qualidade.

Duplicadores de vagas

Esse equipamento é perfeito para quem não tem um grande espaço. Com o duplicador de vagas, você estaciona um carro em cima e outro embaixo.
As plataformas do equipamento são integrais e você realiza uma melhor manobra para os veículos de saída e de entrada. Ou seja, é um equipamento que manterá a sua oficina organizada e pronta para atender mais demandas.

Como adquirir os equipamentos?

Para adquirir os equipamentos necessários e ter uma oficina mecânica moderna, você deve pesquisar em lojas especializadas nesses tipos de equipamentos. Procure por sites, analise o serviço oferecido e os aparelhos que essas empresas dispõem.
Agora que você já conhece os equipamentos para tornar a sua oficina mecânica moderna, poderá escolher os melhores, não é verdade?