Um grande desafio para os mecânicos é o avanço de mulheres na oficina. E não estamos falando apenas no crescimento desse público como clientes, tomando em espaço que, geralmente, era ocupado em sua maioria por homens. Nas últimas décadas, elas também estão se envolvendo em muitos postos de trabalho na reparação automotiva.

Mas como garantir essa integração num ambiente que sempre foi um “território masculino”? Como fazer com que elas se sintam bem e tenham plena confiança no serviço prestado? Ou que consigam trabalhar sem constrangimentos e com o mesmo respeito que um mecânico recebe, tanto dos clientes quanto dos colegas de trabalho?

Tudo começa com um atendimento de qualidade, muito profissionalismo e igualdade no tratamento. Também é importante ficar atento a outros detalhes que, em um primeiro momento, podem até parecer bobagens. Porém, fazem uma grande diferença na fidelização das clientes ou no convívio harmonioso com as mulheres dentro da empresa.

Clientes na sua oficina: cuidados essenciais

As mulheres estão cada dia mais interessadas em ser independentes também no trato do seu veículo. Muitas procuram se informar pela internet, participam de cursos e, com tantos dados disponíveis, adquirem um grande conhecimento.

Para atendê-las, esqueça aqueles velhos chavões e brincadeiras, além do uso de termos técnicos sem uma explicação convincente. É preciso ir além, mostrar de uma forma clara o profissional competente que você é, passando uma sensação de comprometimento com a qualidade, segurança e economia na hora do reparo.
Imagine que você está atendendo uma mulher da sua família ou do seu círculo de amizade, por exemplo. Como você faria o atendimento de maneira a surpreendê-la e encantá-la? Quais as táticas e cuidados seriam necessários para isso?

Vale ressaltar que, em geral, uma oficina que é capaz de conquistar o público feminino atenderá qualquer pessoa de uma maneira exemplar e de máxima eficiência. Concorda?

De toda forma, há algumas coisas a que o olhar e os instintos femininos são mais atentos e que você deve implementar já em seu atendimento. Para não perder esse mercado, é importante reforçar alguns pontos. Saiba mais, a seguir!


1. Explicações detalhadas

No atendimento às mulheres, não cabe nenhum tipo de menosprezo sobre o conhecimento delas a respeito do carro. Como você sabe, elas estão ativas no mercado automobilístico e ainda mais atentas ao serviço que será prestado.

Porém, assim como você faria com qualquer outro cliente, parta do princípio de que nem todas as pessoas entendem de mecânica a fundo. Esse é o momento ideal para mostrar o seu preparo e profissionalismo. Explique o funcionamento das peças e, de forma simples, os motivos que levaram o veículo aos problemas.
Dê dicas sobre manutenção: de quanto em quanto tempo ela deve ser feita e o porquê da preventiva ser mais vantajosa que a corretiva, que tal? Essas informações nem sempre são do conhecimento de todos e, apesar da praticidade de encontrar tudo na internet, vindo de um profissional elas ganham mais valor. Por isso, faça desse momento o seu palco!

2. Atendimento encantador

Durante o atendimento, ouça com atenção quais são os problemas relatados e ofereça explicações em detalhes sobre o que será reparado. Dessa forma, seus clientes vão perceber logo que cara que você se importa com eles, com os problemas do veículo e, mais ainda, com o seu trabalho!
Após isso, vale a pena dar um retorno sobre o andamento da manutenção. Isso pode ser feito por telefone ou pelo WhatsApp, por exemplo. Afinal, vale a pena usar a tecnologia a nosso favor, não é mesmo?

Na entrega do carro, explique tudo o que foi realizado e mostre as peças trocadas. Também invista em alguma estratégia de pós-atendimento. Uma boa prática é ligar ou enviar uma mensagem depois de certo tempo para confirmar a satisfação com o conserto.

Quando você valoriza uma cliente, tenha a certeza de que ela voltará sempre que precisar. E melhor ainda: poderá indicar os seus serviços para conhecidos, ajudando a ampliar a sua clientela. Aproveite a oportunidade!

3. Recepção adequada

Uma boa ideia é fazer o primeiro atendimento em um local reservado para isso, a exemplo do que acontece nas concessionárias e nos grandes centros automotivos. Pode ser numa recepção limpa e organizada. Assim, as mulheres vão se sentir mais à vontade para expor os problemas do carro e analisar o orçamento.
O público feminino está cada vez mais habituado a lidar com as questões que envolvem o seu veículo. Mas, nem por isso, elas gostariam de ser atendidas em pé ou apertadas no meio de carros sendo consertados. Como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica.

Ao adotar essa estratégia para melhorar o atendimento, você terá mais uma ótima oportunidade para sair na frente da concorrência.

4. Cuidado com a decoração

Houve um tempo em que pôsteres com garotas seminuas eram quase obrigatórios numa oficina mecânica. Mas o mundo mudou e, agora, os fabricantes procuram não utilizar esse tipo de propaganda, que expõe a mulher como um “objeto de decoração”. Se você acabar ganhando um presente assim, nem pense em pendurar na parede.

Afinal, esse tipo de decoração pode constranger e, até mesmo, afastar o público feminino do estabelecimento. Em especial se elas visitam o local com a família ou com crianças no carro.

5. Organização do ambiente

Como falamos antes, um local sujo e bagunçado vai espantar todas as clientes. Nós sabemos que o trabalho é sempre corrido e quase não sobra tempo para organizar as coisas. Na pressa, pensar nesses detalhes é praticamente impossível.

Se esse for o seu caso, o ideal é pensar previamente em alguma estratégia para resolver o problema. Algumas dicas são dividir as tarefas entre a equipe ou contar com a ajuda de uma diarista. Limpeza e ordem são fundamentais! Mesmo que você não seja responsável por esses encargos, vale a pena dar as sugestões para seu chefe.
Implantar as mudanças propostas nesse post certamente vai trazer grandes vantagens para a sua carreira e ajudá-lo a conquistar muito mais clientes. Além disso, ainda pode ampliar o sucesso da oficina em que você trabalha e contribuir para que ela se torne um local bem melhor de se trabalhar.

O tempo do machismo na reparação automotiva acabou faz tempo. No futuro, será cada vez mais preciso respeitar, colaborar e aprender com todas as pessoas, seja homem ou mulher. Temos a certeza de que você já está preparado!

E você? Como lida com as mulheres na oficina mecânica? Sentiu a presença maior delas em seu estabelecimento — seja como clientes ou colegas de trabalho? Conte para nós a sua experiência nos comentários!

referencial : blog.nakata